top of page

Ginecologista e obstetra

ginecologo-hablando-paciente-joven-consulta-medica-clinica-moderna-paciente-ginecologo-con

  Hoje em dia, embora pareça inacreditável, muitas mulheres ainda são tímidas, têm medo de fazer exames e até não percebem a importância de um ginecologista. Além disso, engana-se quem pensa que a consulta com esse especialista é apenas para cuidar do órgão genital feminino.

   Um ginecologista geralmente aborda a saúde da mulher como um todo! Nesse sentido, pode até identificar a necessidade de encaminhar o paciente para outros especialistas.

No entanto, é normal que algumas mulheres tenham dúvidas sobre o que fazer em um primeiro encontro, por exemplo. Nesse sentido, também podem surgir dúvidas sobre a especialização desse profissional.

A primeira visita ao ginecologista costuma ocorrer após a primeira menstruação, entre os 11 e os 15 anos. No entanto, recomenda-se que seja visitado mais cedo, quando se observam os primeiros sinais da puberdade, aos 8 ou 9 anos. De fato, a maioria das mulheres inicia suas visitas e consultas quando já iniciou sua vida sexual.

 

  Mas afinal, de que adianta consultar um ginecologista? Como esse profissional atua? Vamos entender como um ginecologista pode contribuir para o bem-estar da mulher e com que frequência é recomendável ir às consultas. Para começar, vamos entender o que fazer.

  O que faz um ginecologista?

Como já dito, um ginecologista é o responsável pela saúde da mulher! Como tal, inclui atenção especial à genitália feminina (incluindo a vagina e órgãos internos como as trompas de Falópio, útero e ovários) e mamas.

  Assim, este especialista realiza exames para prevenção e tratamento de diversas doenças relacionadas. Isso varia de patologias simples a doenças muito complexas, como câncer e infertilidade. Além disso, auxilia na escolha de métodos anticoncepcionais ou mesmo na melhora de sintomas relacionados às diferentes fases da mulher, como a TPM ou o aumento da temperatura corporal associado à menopausa.

  Qual é o objetivo da consulta com um ginecologista?

  Antes de mais nada, é de extrema importância que a mulher, ainda na adolescência, crie um vínculo para cuidar da sua saúde! Os medos e mitos associados à consulta com o ginecologista são dissipados com o tempo, o que facilita para ambos os especialistas e contribui para uma melhor qualidade de vida. Durante as consultas, o médico pode tirar dúvidas que as adolescentes têm em relação à menstruação, ciclos, higiene íntima, etc. Ou seja, facilitar e treinar a mente e o corpo feminino para as mudanças que virão.

  Além disso, o exame ginecológico propriamente dito só é realizado se a menina já tiver iniciado a vida sexual. Caso contrário, apenas um exame físico de rotina é realizado.

  Então, por que a pergunta? Independente de quando começam, eles servem para ajudar a mulher a manter a saúde equilibrada, obter informações sobre seu corpo e esclarecer mitos e verdades sobre a sexualidade, além de alertar sobre a importância da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

  Finalmente, é importante que uma mulher ou adolescente consulte um ginecologista regularmente, pelo menos uma vez por ano, exceto quando apresenta sintomas. Vale ressaltar também a importância de exames como o Papanicolaou, principalmente para quem já iniciou a vida sexual.

  E isso não é surpreendente: a maioria dos diagnósticos associados ao câncer do colo do útero ocorre após a realização desse exame! Isso significa que deve ser feito preventivamente!

  Questões fundamentais nas consultas ginecológicas
Ao consultar esse especialista, algumas questões não podem ser esquecidas. Portanto, não visite o mesmo rápido! O ideal é aproveitar ao máximo o seu tempo e sair com respostas para pelo menos as seguintes perguntas:

   Dor durante o sexo é normal?
   Urgência para ir ao banheiro. Eu deveria estar preocupado?
   Preciso ser constantemente testado para DSTs?
   Como lidar com a secura vaginal?
   Como está minha tireoide?
   Secreções: são normais?
   Qual anticoncepcional é o certo para mim?
   Claro que muitos mais podem ser feitos! Mas basicamente, essa lista que separamos não pode faltar?

   Como escolher o melhor ginecologista?

   Nessa escolha tão importante, é interessante considerar alguns aspectos essenciais.

   Saiba quais são suas necessidades. É importante analisar porque você escolhe um ginecologista ou um obstetra.
             Peça referências de outros profissionais.
             Avalie o equipamento da clínica ou do escritório.
             Certifique-se de que o médico está disponível.
             Aprecie a harmonia entre você e o médico escolhido.
             Um espaço versátil, aconchegante e confortável equipado com o que todo profissional precisa para seus clientes, e inédito em um belo paisagismo que trouxe leveza a todos os ambientes.

   Quando consultar um ginecologista?

   Em suma, além das consultas regulares, como já mencionamos, as mulheres devem procurar esse especialista em casos excepcionais como: Atraso menstrual, corrimento, cólicas menstruais, sangramento uterino anormal, dor durante a relação sexual e dificuldade para engravidar.

   Por fim, a ginecologia é uma área da medicina que trata diretamente da saúde da mulher. Além disso, é a melhor forma de praticar a medicina de forma integrativa: saúde física, mental e espiritual. Portanto, recomenda-se: cuidar da saúde geral, da qualidade dos pensamentos, controlar o peso, alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios físicos, ter um sono reparador.

   Por isso, se necessita de uma consulta ginecológica de qualidade, para conhecer melhor o seu corpo e equilibrar todos os processos a ele associados, contacte-nos! Estamos felizes em ajudá-lo!

bottom of page